Blog de amigos sportinguistas

domingo, 7 de agosto de 2011

Estádio José Alvalade está de parabéns

O mais recente Estádio do Sporting Clube de Portugal celebra hoje, sábado, oito anos de existência. Inaugurado a 6 de Agosto de 2003, este complexo desportivo vai ao encontro do desejo do fundador José Alvalade que sempre quis ter excelentes instalações, condizentes com o espírito e história de um clube vencedor.
Esta é uma obra que orgulha todos os Sportinguistas pela sua funcionalidade e beleza. É também o sétimo campo de jogos do Clube «leonino» e mantém o nome de José Alvalade, porque os Estatutos do Sporting estabelecem, em homenagem ao Fundador, que o principal recinto desportivo do Clube tenha o seu nome.
O Estádio encontra-se instalado na zona urbana de Lisboa, entre a Avenida Padre Cruz, 2.ª Circular e a Alameda das Linhas Torres e recebeu cinco jogos do Euro-04 (disputado em Portugal) e uma final europeia, da Taça Uefa, a 18 de Maio de 2005.
Dia 6 de Agosto foi, no entanto, o dia de maior beleza do Estádio. Foi também aquele que recebeu mais sportinguistas nas suas instalações até ao dia de hoje.
Apenas a apresentação do plantel principal do Clube para a época de 2011/2012 esteve perto de se aproximar. No dia de inauguração do Estádio, os leões venceram o poderoso Manchester United, por 3-1, com Luís Filipe a marcar o primeiro golo e João Pinto a bisar. Cristiano Ronaldo, com uma exibição fantástica, rumou passados poucos dias para Inglaterra.
O Estádio teve Tomás Taveira como arquitecto. As empresas que o construíram foram: Alves Ribeiro, Novopca, Martifer, Tecnovia, Efacec, IBM e Siemens. A obra arrancou em 15 de Janeiro de 2001 e as suas portas abriram ao público pelas 18h30 do dia 6 de Agosto de 2003. A sua principal distinção aconteceu em Maio de 2005 quando recebeu ‘5 Estrelas’ da UEFA
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial